CERTIFICADO DIGITAL


 

 

O Certificado Digital é uma ferramenta de segurança eletrônica que garante a autenticidade e a integridade de documentos eletrônicos. Ele funciona como uma espécie de “assinatura digital” que confirma a identidade do remetente e impede que o conteúdo seja alterado sem que isso seja detectado.

Em sua essência, trata-se de um arquivo eletrônico que contém informações sobre uma pessoa física ou jurídica, como nome, CPF ou CNPJ, endereço e outros dados. Essas informações são criptografadas e assinadas digitalmente por uma Autoridade Certificadora (AC), que é responsável por garantir a veracidade dos dados.

De maneira resumida, esse recurso é como uma identidade digital para empresas ou pessoas. Sua origem se deu a fim de reduzir buricracias, deixando de lado o jeito manual e ineficiente que ainda usa papéis e canetas.

Com a vantagem de serem feitos à distância, os certificados e assinaturas digitais não precisam mais ter o reconhecimento de cartório, ao passo que possuem a mesma aptidão judicial que os feitos da forma tradicional.

Sua garantia de preservação de dados de dão a partir de chaves de criptografias. Portanto, ele é fundamental para garantir a segurança e a confiabilidade de transações eletrônicas e pode ser obtido de forma simples e rápida.

 

Modelos

O tipo de Certificado Digital a ser escolhido depende do sistema/aplicação onde ele será utilizado. Antes de comprar, informe-se.

  • Tipo A1
    O Certificado Digital é emitido diretamente no computador e fica armazenado no navegador da internet.
  • Tipo A3
    O Certificado Digital é emitido e armazenado em uma mídia criptográfica: cartão ou token.

 

Documentos necessários para a validação presencial e-CNPJ:

  • Documento original com foto (RG, CNH, Passaporte, carteira de identidade profissional);
  • Certidão de casamento/averbação de divórcio (caso divergência do nome no documento de identificação);
  • Contrato social da empresa / requerimento de empresário / ata de eleição + estatuto.

 

Documentos necessários para a validação presencial e-CPF:

  • Documento original com foto (RG, CNH, Passaporte, carteira de identidade profissional);
  • Certidão de casamento/averbação de divórcio (caso divergência do nome no documento de identificação);
  • Comprovante de matricula CEI (se necessário).

 

Documentos necessários para a validação presencial OAB:

  • Carteirinha profissional da OAB ou RG/CNH;
  • Token a ser realizada a emissão do certificado digital*

Faça seu Certificado Digital: https://abre.ai/gnC9